Os pneus não são comida e como tal não têm "prazo de validade". As condições de utilização às quais o pneu foi submetido afetarão a sua vida útil, a saber, a carga, a velocidade, a pressão de enchimento, os perigos da estrada e os danos que lhe foram provocados.
A capacidade de utilização de um pneu ao longo do tempo é um resultado da forma como o pneu foi armazenado, por exemplo no diz respeito a temperatura, humidade e posição. A vida útil de um pneu é afetada pelas condições nas quais o mesmo é utilizado. Uma vez que estas condições variam muito, prever com precisão a vida útil de um pneu no momento do seu fabrico é impossível. Apesar de que, quanto mais velho o pneu, maior a hipótese de vir a ser necessária a sua substituição devido a condições relacionadas com o uso, ou apenas devido a desgaste.
Os instaladores de pneus assim como os condutores têm um papel importante a desempenhar para assegurar que os pneus têm um desempenho seguro. Existem várias formas de influenciar positivamente a vida útil dos pneus e de verificar que estes permanecem seguros para utilizar. Os pneus devem ser removidos dos veículos caso o seu nível de piso esteja desgastado até à profundidade mínima de acordo com a legislação. Devem também ser removidos caso existam sinais de cortes, ranhuras, saliências ou danos solares; ou caso existam sinais de abuso, tal como baixa pressão ou sobrecarga.
Uma vez que os pneus enfrentam muito uso, é recomendável inspecionar regularmente todos os pneus (incluindo sobresselentes) instalados em automóveis, motociclos, furgões ligeiros, caravanas, camiões, reboques e tratores.
As marcas e instaladores destacam o papel do utilizador no que toca ao cuidado e manutenção. Um pneu com a manutenção correta é um pneu duradouro. A indústria recomenda que os consumidores inspecionem os pneus mensalmente, verificando a pressão de enchimento e o desgaste do piso do pneu assim como a implementação de uma rotação, equilibragem e alinhamento recorrentes. Os consumidores deverão utilizar as suas mãos e olhos para identificar indícios de que poderá ser necessário substituir o pneu. Estas recomendações e orientações não garantem que um pneu não apresente uma condição interna impossível de detetar que o possa tornar inaceitável para utilização contínua.
Os condutores deverão também estar atentos a aumentos de ruído ou vibração, possíveis indicadores de que poderá ser necessário substituir um pneu, ou potenciais indícios da existência de desgaste mecânico capaz de provocar problemas nos pneus. Os fabricantes de pneus e de veículos trabalham em conjunto para criar produtos que possuam uma vida útil segura e de qualidade, com a integração de tecnologias cada vez mais complexas. Para que um veículo e os respetivos pneus funcionem de forma eficiente ao longo da sua vida útil, a manutenção é essencial.