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    São um tipo de pneus e não uma marca. As paredes do pneu são mais reforçadas, suportando por isso o peso do veículo mesmo que este se encontre sem ar ou furado. Esta informação está identificada no próprio pneu.

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    CUIDAR DO PNEU


    Ninguém gosta de pensar em problemas com os pneus. Mas, se não antecipar o que pode correr mal, está praticamente a garantir que algo correrá mal. E isso pode causar problemas graves de segurança. A conclusão é: Se conduzir um automóvel, tem de pensar nos pneus.

    Curiosamente, um dos maiores problemas das pessoas com os pneus é que estes se desgastam. Bem, a verdade é que não se pode esperar que os pneus durem para sempre. Antes de mais, são feitos de borracha. Em segundo lugar, suportam todo o peso do veículo e o movimento de oscilação e rolamento enquanto conduz de um local para o outro.

    Os pneus não deverão desgastar-se prematuramente, se cuidar deles e do automóvel, mas às vezes esse desgaste prematuro acontece na mesma. Seja qual for a razão, quando isto acontece é fundamental que os substitua, para evitar que rebentem. Antes de entrar no automóvel, perca um minuto e dê uma volta ao automóvel para fazer uma inspeção visual.

    Os pneus nem sempre ficam carecas uniformemente. Por vezes, verá um pneu que está careca nos rebordos, mas que ainda tem muito piso no centro, ou vice-versa. Isto é geralmente uma indicação de que existe um problema mais grave com o veículo, em particular, com os componentes da suspensão e direção. Se o veículo estiver devidamente assentado e se deslocar suavemente, os pneus nunca deverão desgastar-se irregularmente.

    O desgaste irregular é geralmente uma indicação evidente de que o alinhamento está desregulado. Um automóvel desalinhado pode gastar um conjunto de pneus novos numa questão de meses. Por esta razão, verifique sempre o alinhamento quando instalar pneus novos no veículo e continue a verificá-lo anualmente.

    Achatamento e desgaste instável

    Os pneus podem sofrer todo o tipo de padrões de desgaste estranhos e bizarros. Normalmente, isto é uma indicação de que existe algum problema mecânico subjacente que está a desfigurar os pneus e a esvaziá-los lentamente da sua forma redonda. O desgaste instável no rebordo do pneu é geralmente causado por maus impactos. O achatamento do piso pode muitas vezes ser causado ao manter o automóvel estacionado durante um longo período, mas também pode ser causado por maus apoios ou impactos.

    Chiar nas curvas

    Se o seu automóvel parece estar a protestar de cada vez que faz uma curva, provavelmente os pneus estão a exprimir a preocupação que sentem. Se ouvir uma espécie de chiadeira, a causa pode ser proveniente de uma de três causas possíveis: pneus com pressão insuficiente (que é muito fácil de corrigir), piso baixo ou desgastado (o que significa que vai precisar de pneus novos e a reparação pode ser cara), ou uma dianteira desalinhada (que é suficientemente fácil de corrigir). Qualquer que seja a causa, não a ignore. Se o seu automóvel está a gritar consigo, está definitivamente a tentar dizer-lhe algo.

    Vibrações nas velocidades de autoestrada

    Se já experimentou entrar na autoestrada e o volante começar a vibrar loucamente a velocidades superiores a 90 km por hora, é muito provável que os pneus estejam simplesmente desequilibrados. Este problema tem uma solução rápida e fácil, na qual basta que um mecânico coloque os pneus numa máquina de equilibragem e adicione pesos de compensação para garantir que o pneu rola suavemente.

    Um condutor consciencioso e seguro verifica os pneus todos os dias. Não tem de se ajoelhar e enfiar o nariz no piso dos pneus. Basta olhar para eles antes de entrar no automóvel e arrancar, para garantir que não se desenvolveram problemas durante a noite. Deve ser realizada uma inspeção mais atenta pelo menos uma vez por mês, para ter a certeza que evita estes problemas comuns com os pneus.

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